Super dicas para trabalhar em Home Office

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O COVID-19 verdadeiramente mudou de forma radical a nossa rotina. Com a quarentena uma das grandes mudanças é adaptar sua realidade de trabalho para o home office. Porém, se você nunca trabalhou de forma remota, possivelmente tenha bastante dificuldade nesse momento. Aqui, vamos listar algumas dicas essenciais que irão te ajudar a manter a produtividade e o equilíbrio necessários para superar esse desafio.

Com o surto global do COVID-19, o novo coronavírus, as pessoas estão mudando radicalmente sua rotina, pois com a quarentena, todos são orientados a ficar em casa. Com isso, grande parte do mundo está confinada.

Na medida do possível, os empregadores estão incentivando ou exigindo que as pessoas trabalhem em home office por um período indeterminado de tempo. Se você não está acostumado a trabalhar em casa ou ter seu escritório em casa, seja por causa de coronavírus ou porque conseguiu encontrar um emprego remoto, precisará alterar alguns de seus hábitos e rotinas para tornar o home office produtivo

Aqui vão algumas dicas valiosas para você não perder o foco e ter sucesso durante esse período:

1 – Mantenha o horário regular de seu expediente

Algumas interrupções não podem ser evitadas, as obrigações familiares também podem interferir, principalmente se as crianças estiverem em casa durante o dia.

Portanto, se planeje. Faça o seu melhor para definir as horas de trabalho e cumpri-las. Em seguida, empenhe-se em deixar o trabalho no “escritório”, coloque seu telefone em silencioso e aproveite o resto do dia, caso contrário, você passará mais tempo conectado e não necessariamente produzindo. Reserve um tempo para se recarregar para que possa ser o mais produtivo possível.

2 – Planeje e estruture a sua jornada de trabalho

Estruture sua jornada de trabalho para maximizar a eficiência. Se você tem a oportunidade de definir o seu horário de trabalho, aproveite os ritmos naturais do seu corpo e planeje seu trabalho nas horas mais produtivas.

Se você sabe que se concentra melhor de manhã, resista à tentação de verificar o e-mail até as 10 horas ou mais. Uma rápida revisão do seu  calendário quando você inicia o trabalho pode configurá-lo para um dia de trabalho produtivo. 

Se você segue o expediente comercial, fique atento com a sua produtividade. Faça uma lista de suas tarefas mais importantes de preferência no dia anterior, assim você terá mapeado onde deverá focar mais energia. Cuidado com o redemoinho das multitarefas ou distrações. Se possível, feche a porta do escritório ou do ambiente que estiver escolhido como seu local de trabalho para sinalizar para outras pessoas que você está trabalhando.

3 – Vista-se para ir ao trabalho

Por mais atraente que seja ficar de pijama o dia todo, esse não é o melhor hábito de trabalho. A quarentena exige que você fique em casa, mas você não está de férias. Portanto, a maneira como você se veste afeta você psicologicamente. Seu cérebro precisa entender que você está se vestindo para o trabalho. Sua vestimenta nesse momento servirá como uma âncora, fazendo seu cérebro entender que precisa mudar a chave de rotina pessoal para rotina profissional.

Parece simples, mas seguir a rotina de tomar banho, tomar café da manhã, escovar os dentes e se vestir para ir ao trabalho mudará até o seu estado mental, deixando você mais confiante. 

4 – Separe em sua casa um ambiente adequado para seu seu escritório

A consistência é um aspecto importante para trabalhar em casa. Por isso é ideal trabalhar no mesmo local todos os dias. Pode ser um quarto extra que você transformou em um escritório em casa, uma mesa localizada no canto da sala de estar ou até mesmo a mesa da sala de jantar, certifique-se que não será incomodado e não seja um local de muito barulho, você poderá participar de reuniões online e o seu ambiente poderá influenciar diretamente sua performance.

Verifique se o seu espaço de trabalho funciona de maneira eficiente para você, sua empresa e seu estilo. Cerque-se de coisas que o inspiram e o fazem feliz, incluindo flores, músicas e fotos. Faça do seu espaço de trabalho o local que você gosta de ir todos os dias, uma área onde você pode se concentrar e fazer o seu melhor. Lembre-se, você agora adotou esse ambiente em sua casa como seu escritório, podendo ser temporário ou não.

5 – Faça pausas regulares

Agende um horário para pausas frequentes ao longo do dia. Levante-se da sua mesa, estique-se ou ande pela casa. Faça uma pausa para o almoço e desfrute de uma refeição do meio-dia. Evite almoçar em frente ao seu computador. A hora da refeição é importante para arejar sua mente. Mantenha atenção plena em sua refeição e se desconecte um pouco do trabalho. Quando retornar, terá a mente pronta para retomar a produtividade. Manter a mente ocupada demais não quer dizer que está sendo produtivo.

Uma grande vantagem de trabalhar em casa é ter flexibilidade. Muitas empresas já adotam um pequeno intervalo de descanso para repor as energias. Em casa é possível usufruir desse beneficio, porém muito importante ter disciplina, lembre-se, de qualquer forma você está trabalhando.

6 – Evite distrações

Um desafio de trabalhar em casa é a prestação de contas. Sem colegas ou parceiros por perto, é fácil se distrair. Sempre há recados a serem executados e tarefas em casa. Faça o possível para adiar as tarefas domésticas, como lavar a roupa, a louça, até que você esteja “em casa” à noite.

Mantenha o foco no trabalho durante o dia para manter uma produtividade consistente. Evite distrações online também. Limite o tempo gasto em e-mail, mídias sociais e sites não relacionados ao trabalho.

Defina um cronômetro no seu telefone ou computador, se necessário. 

Você agora é o responsável por ditar quanto vale o seu tempo. Portanto, nada de  desperdícios.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Como posso te ajudar?
Fale conosco